8/21/2010

PORTUGUÊS - III (fazer em 20 de agosto de 2010)

PORTUGUÊS - III (fazer em 20 de agosto de 2010)
25) Alguns grupos de palavras podem funcionar como um interjeição e por isso são chamados de LOCUÇÃO INTERJETIVA. Alguns exemplos: Ora bolas! Minha nossa! Puxa vida!

Quando queremos obter uma informação de alguém, podemos fazer perguntas de dois modos:
DIRETAMENTE: Quem mexeu na minha mochila? Na pergunta direta, iniciamos com os pronomes interrogativos, boa parte deles do tipo qu-, que, quem, qual, quantos...e terminamos com ponto de interrogação.
INDIRETAMENTE: Quero saber quem mexeu na minha mochila. Na indireta, usamos o verbo PERGUNTAR (ou sinônimos), seguido de pronomes interrogativos (ou da palavra se), e não empregamos o ponto de interrogação.

Usando pronomes interrogativos, faça perguntas indiretas para as respostas indicadas em cada item:
a) Ganhei cinquenta reais no meu aniversário.
_________________________________________________________________
b) Foi Pedro quem pagou o jantar?
_________________________________________________________________
c) Contei seguinte história: atrasei porque o pneu do carro furou.
_________________________________________________________________
d) A mais bonita é a branca.
_________________________________________________________________
26) Reformule os trechos a seguir, usando o discurso indireto:
a) João disse por telefone:
-Mudei para uma região muito fria. Aqui é preciso usar roupas de lã, bem grossas.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) A garotinha avisou:
-Mãe, vou desligar a luz do quarto para não gastar natureza.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
c) O pai pediu ao filho:
-Vá até a padaria Princesa comprar seis pães e um litro de leite.
O garoto respondeu:
-Os produtos dessa padaria não são tão bons quanto os da Pão Quente.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
27) Reescreva as frases usando o discurso direto:
a) Mamãe pediu ao carteiro que colocasse correspondência sob a porta.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O vendedor da loja de roupas perguntou se eu preferia meias escuras ou claras.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
c) João afirmou que o garoto pulara a janela da sala e saíra correndo.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
d) O adivinho disse que o dia seguinte traria surpresas boas para o povo de Marilândia.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
28) Leia a tira de Caco Galhardo: (figura de pagina 88)

a) Que recurso gráfico indica que o celular era objeto indispensável para a moça?
__________________________________________________________________
b) O sinal de exclamação é usado em todos os quadrinhos. Qual é sua função em cada um?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
29) Lei a tira de Adão Iturrusgarai (figura de página 89)
a) Que recurso o quadrinista usou no segundo quadro para mostrar a intensidade da fala dos alunos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
b) No quarto quadro, que palavra foi destacada em negrito? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Qual é a interjeição usada na tira? Que emoção essa interjeição indica nesse contexto?
__________________________________________________________________
d) Que outra interjeição poderia ser usada com o mesmo significado?
30) Identifique as interjeições nas frases a seguir e indique o sentimento expresso por elas.
a) Ui! Que escuro!
__________________________________________________________________
b) Você está me dizendo a verdade? Hum! Esta história está esquisita!
__________________________________________________________________
c) Puxa! Mário, você precisava pegar minha bicicleta sem me avisar?
__________________________________________________________________
d) Bravo! Bravo! Esse pianista é genial!
__________________________________________________________________
e) Ufa! Até que enfim chegando o alto do morro!
__________________________________________________________________
31) Imagine que as frases seguir fazem parte de um diálogo. Crie um contexto para que as interjeições destacadas expressem o sentimento indicado nos parênteses.
a) -Nossa! Como pôde acontecer isso? (surpresa)
__________________________________________________________________
b) -Oh! Agora temos de esperar outro! (aborrecimento)
____________________________________________________________________________________________________________________________________
c) -Calma! Tem pra todo mundo! (aviso, advertência)
__________________________________________________________________
d) -Viva! Mais uma, maestro! (aplauso)
__________________________________________________________________
32) Preste atenção ao tom de voz usado pelo professor na leitura das frases a seguir. Levando em conta o contexto e entoação, indique o sentimento expresso pela interjeição Ah!
a) Ah! Eu não esperava isso de um amigo como você!
__________________________________________________________________
b) Ah! Agora eu te peguei!
__________________________________________________________________
c) Ah! Não me diga que você é o misterioso ganhador da loteria!
__________________________________________________________________
d) Ah! Cresça e apareça, seu mal-educado!
__________________________________________________________________

No comments: